CONTABILIDADE
Oito dicas para a organização contábil da sua empresa
Vendas, compras e despesas devem ser acompanhadas e avaliadas com frequência. A saúde de um negócio depende de controle financeiro eficaz e eficiente.
- Vendas à vista ou a prazo;
- Compras por grupos e departamentos;
- Despesas com pessoal de vendas e administrativo;
- Despesas indiretas;
- Desencaixes com impostos e encargos;
- Pagamentos e recebimentos.
2) Reúna informações que possibilitem fazer um planejamento financeiro.
3) Colete dados sobre as vendas por grupos ou departamentos e por loja, com seus valores devidamente deflacionados, como:
- Quais mercadorias, quanto e quando comprá-las;
- Calendário de promoções e campanhas;
- Conhecimento das temporadas baixas e preparação para investimentos nas altas;
- Estipulação de cotas de compras;
- Conhecimento das particularidades de cada ponto de venda;
- Visualização, em gráficos, do desempenho das vendas;
4) Reúna o pessoal da empresa para demonstrar o seguinte:
Para o fechamento do balanço de verificação, mensalmente, deve ser executado o seguinte cálculo sintático:
- (+) Vendas à vista
- (+) Vendas à prazo
- (=) Total de vendas
- (-) Custo das mercadorias
- (-) Impostos diretos
- (-) Comissões + DSR + Encargos
- (-) Outros custos diretos
- (=) Lucro bruto ou margem
- (-) Despesas indiretas ou custos fixos
- (=) Resultado Operacional
5) Exija e analise com o contador os balancetes mensais.
6) Administre suas compras e estoques por departamentos ou grupos.
7) Ordene os levantamentos e inventários por linhas de mercadorias similares e correlatas.
8) Trabalhe com estoque mínimo para diminuir a necessidade de capital de giro.
Fonte: Sebrae